segunda-feira, 7 de julho de 2014

Julia Quinn - A Grande Revelação

"O coração de Penelope Featherington sofre por Colin Bridgerton há… não pode ser!?? ...mais de dez anos? Sim, essa é a triste verdade. Dez anos de uma vida enfadonha, animada apenas por devaneios apaixonados. Dez ingénuos anos em que julga conhecer Colin na perfeição. Mal ela sabe que ele é muito (mesmo muito) mais do que aparenta…
Cansado de ser visto como um mulherengo fútil, irritado por ver o seu nome surgir constantemente na coluna de mexericos de Lady Whistledown, Colin regressa a Londres após uma temporada no estrangeiro decidido a mudar as coisas. Mas a realidade (ou melhor, Penelope) vai surpreendê-lo… e de que maneira! Intimidado e atraído, Colin vai ter de perceber se ela é a sua maior ameaça ou o seu final feliz.
ps: este livro contém a chave do segredo mais bem guardado da sociedade londrina."


Este é o quarto volume da Série Bridgerton e, embora seja um livro independente no que diz respeito à relação Penelope-Colin, penso que os anteriores devem ser lidos pois (além de serem muito bons) fazem com que se perceba melhor a importância do "segredo mas bem guardado da sociedade londrina" e as histórias dos restantes personagens.
Apesar de estar presente em todo o enredo (e nos anteriores) não vou escrever sobre Lady Whistledown porque qualquer coisa que eu escreva vai ser um spoiler. Por isso, e por mais que eu tenha gostado da personagem, vou-me escrever apenas sobre o par principal da história.

Uma das características ligeiramente diferentes deste livro em relação a este género é que Colin e Penelope já se conhecem há muitos anos antes de se apaixonarem... pelo menos antes de ele se apaixonar, uma vez que ela já estava apaixonada há mais de 10 anos por ele.
Gostei da forma como Penelope foi "crescendo" ao longo dos romances, e como foi demonstrando o seu verdadeiro eu ao longo deste, agora que é considerada uma solteirona e sem pressões da mãe. Lady Danbury, uma condessa de idade avançada (que já fez setenta anos mas não nos diz quantos mais fez) ajuda-a no processo de afirmação e descoberta de uma forma muito direta e com um humor muito próprio. A velha senhora dá-nos uma ideia como Penelope será com tiver a idade dela.
A forma como Colin vai "descobrindo" Penelope e ver para além das aparências é encantadora e a declaração final... muito romântica. As personagens mostram os seus lados positivos e menos bons, ou seja, são perfeitamente humanos e não humanos perfeitos.
Gostei imenso do livro e fico ansiosa pelo próximo da Série Bridgerton.
Ah! Eu não posso deixar de mencionar dos concertos da família Smythe-Smith que já deram origem a uma série própria.
Único ponto negativo: A capa deveria estar mais bem conseguida na escolha da modelo, até porque Penélope tem olhos castanhos...

Com desejos de boas leituras, até ao próximo livro.
AS
(Lido em Julho de 2014)

Sem comentários: