sexta-feira, 16 de agosto de 2013

José Rodrigues dos Santos - A Ilha das Trevas

Paulino da Conceição é um timorense com um terrível segredo. Assistiu, juntamente com a família, à saída dos portugueses de Timor-Leste e a todos os acontecimentos que se seguiram, tornando-se um mero peão nas circunstâncias que mediaram a invasão indonésia de 1975 e o referendo de 1999 que deu a independência ao país.
Só há uma pessoa a quem Paulino pode confessar o seu segredo - mas terá coragem para o fazer?




Mais do que um romance, o livro é uma narrativa do que se passou em Timor após a saída dos portugueses de Timor. A consciência de Paulino de Conceição é apenas uma "desculpa" para serem relatados todos os terríveis acontecimentos que se passaram naquele território e como culminaram na sua independência.
Quando comecei a ler desconhecia que tinha sido o seu primeiro romance, o que provavelmente ajuda a compreender o porquê de mais parecer um estudo jornalístico.

Com desejos de boas leituras, até ao próximo livro.
AS


(Lido em Agosto de 2013) - ****

2 comentários:

Lia disse...

Tenho andado a seguir a obra do JRS. Já li o Anjo Branco, A Ilha das Trevas, o Codex 632 e agora estou a ler O Último Segredo. São livros que me prendem porque não se limitam a ser romances ficcionados... Trazem-nos informação real, e eu adoro esse tipo de livros (e a escrita dele é bastante fácil de seguir).

Até agora as minhas prefrências estão muito equilibradas nos dois primeiros. O Anjo Branco foi uma bonita história, mas A Ilha das Trevas arrepiou-me do inicio ao fim. E se um livro tem a capacidade de me fazer sentir, então é óptimo.

[cheguei hoje a este blog, e acho que vou continuar... não me canso de ler, e acho que aqui vou arranjar algumas boas sugestões :)]

AS disse...

Seja bem vinda. :)
Pode sempre deixar sugestões para leituras.